Entre os mais vendidos da Feira do Livro 2022, três obras são de escritores locais

Leandra Cruber

Entre os mais vendidos da Feira do Livro 2022, três obras são de escritores locais

Durante a Feira do Livro 2022, quase 30 mil livros ganharam novos lares. E entre os 10 títulos mais vendidos, destacaram-se três obras locais: Desalgemando o sistema ressocializador: clamor à educação, de Ulysses Fonseca Louzada, As Cinco Tumbas De Gumersindo Saraiva, de Ricardo Ritzel, e Filosofia da Educação, de Ronai Rocha. 

Em pequena escala, exposição “Brasil Carnaval” recria uma escola de samba no Masm

Em 20 anos de pesquisas sobre o sistema carcerário, o professor e pesquisador Ulysses Louzada, que está a frente da 1ª Vara de Execuções Criminais de Santa Maria, que abrange 11 municípios da Região Central, encontrou na produção da obra Desalgemando o sistema ressocializador: clamor à educação a possibilidade de discutir sobre as potencialidades da educação na tentativa de socializar novamente ex-detentos.

– A pesquisa narrada pelo livro serve para pensarmos sobre a vida em sociedade das pessoas que já cumpriram a pena a qual foram condenadas. Quais são as pessoas que queremos viver em sociedade? Essa pergunta foi a principal mobilizadora do trabalho e é uma grande satisfação saber que o livro está entre os mais vendidos. Isso significa que a população santa-mariense está interessada em discutir temas complexos com profundidade – comemora o professor e pesquisador. 

O livro foi lançado durante a 49ª Feira do Livro de Santa Maria e, de acordo com Ulysses Louzada, os resultados e as possíveis soluções apontadas pela pesquisa poderão resultar em novos títulos. 

No mesmo caminho, o professor e filósofo Ronai Rocha, autor de Filosofia da Educação, também produziu a obra a partir de pesquisas realizadas durante os 46 anos de atuação em sala de aula. O livro faz parte do catálogo da Editora Contexto, referência em áreas como Linguística, Geografia, História e Filosofia no Brasil, e foi lançado em primeira mão na Feira do Livro. 

– O livro apresenta uma discussão básica sobre educação. A linguagem é simples e direta e foi pensada justamente para os interessados em aprender mais sobre filosofia de uma forma inicial. E fazer parte do catálogo da Contexto já é uma conquista, mas, saber que o novo título foi um dos mais vendidos da feira é ainda mais estimulante visto que, desde 2017, tenho me proposto a escrever e a publicar as discussões de anos de pesquisas e aprendizados – enfatiza Ronai. 

Com voz e violão, Nei Lisboa retorna a Santa Maria

Já o jornalista Ricardo Ritzel, autor de As Cinco Tumbas De Gumersindo Saraiva, que integra o Top 10 das obras mais vendidas da feira, narra a história de personagens como Andresito, Netto, Canabarro e Niederauer em plena Guerra do Paraguai e foca no período revolucionário rio-grandense. 

– A história é resultado de uma pesquisa sobre a vida do Gumersindo Saraiva, um  general maragato, e nos faz rever um pouco do que nos é contado sobre o passado do Rio Grande do Sul. Antes do Gumersindo, o termo gaúcho era algo pejorativo e, anos depois, além de ganhar uma nova conotação, se tornou até nosso gentílico. Quando conhecemos nosso passado, conseguimos entender o cenário atual – explica Ricardo.

Hoje, Ritzel mora em Porto Alegre, capital gaúcha, mas fez de Santa Maria um dos principais palcos de As Cinco Tumbas De Gumersindo Saraiva.

CLÁSSICOS E SUCESSOS INTERNACIONAIS 

Além dos livros locais, entre os mais vendidos da 49ª Feira do Livro de Santa Maria também estão clássicos atemporais, como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, 1984, de George Orwell e a série de livros Diário de Um Banana. 

Mas, as novidades do mundo literário não ficaram para trás, visto que a série de livros Heartstopper, que recentemente foi adaptada para Netflix e já virou um sucesso, e Violeta, da consagrada escritora latino-americana Isabel Allende, também estão entre os mais procurados e vendidos do evento. 

CONFIRA OS DEZ LIVROS MAIS VENDIDOS DA 49ª FEIRA DO LIVRO (em ordem alfabética)

1984, de George OrwellAs Cinco Tumbas De Gumersindo SaraivaDesalgemando o sistema ressocializador: clamor à educação, de Ulysses Fonseca Louzada Diário de Um Banana, de Jeff Kinney Dicionário da Independência, de Eduardo BuenoFilosofia da Educação, de Ronai Rocha Heartstopper – Volume 3, por Alice OsemanO Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-ExupéryTorto Arado, de Itamar Vieira Jr. Violeta, de Isabel Allende 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

José Maria Pereira: o segundo ato de Lula

Próximo

PLURAL: alô inovação, aquele abraço

Geral